Programa. Palestras em Portugal e em São Tomé e Príncipe marcam data em Maio
Cientistas portugueses assinalam este ano em Lisboa e em São Tomé e Príncipe o 90.º aniversário da primeira confirmação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que foi feita na então ilha portuguesa do Príncipe.
Foi o registo, naquela ilha, da deflexão da luz durante o eclipse solar total de 29 de Maio de 1919 que permitiu ao astrónomo inglês Arthur Eddington testar pela primeira vez a teoria proposta pelo físico alemão em versão final três anos antes (1916).
Uma das previsões da teoria, que viria a dar celebridade mundial a Einstein, era que um raio de luz de uma dada estrela sofreria uma deflexão ao passar nas imediações do Sol com o dobro do valor previsto na teoria de Newton.
A escolha da ilha do Príncipe - tal como a de Sobral, no Ceará (nordeste do Brasil), onde outro astrónomo britânico, Charles Davidson, fez observações idênticas - deveu-se à sua situação geográfica equatorial, de maior proximidade do Sol.
A expedição de Eddington foi apoiada pelo Observatório Astronómico de Lisboa, pelas autoridades portuguesas e pelos colonos da ilha.
As celebrações dos 90 anos da confirmação científica estão a ser preparadas pela Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e o Centro Multidisciplinar de Astrofísica (Centra), de que fazem parte o IST e as universidades do Algarve e da Beira Interior, e ainda o Observatório Astronómico de Lisboa.
Luís Aires-Barros, presidente da SGL, disse à Lusa que a instituição está a planear um ciclo de conferências em Lisboa, a 21 e 22 de Maio, e uma deslocação à ilha do Príncipe, onde em 29 de Maio deverá ser descerrada uma lápide evocativa na roça Sundy, o local das observações de Eddington.
O programa, que prevê a participação de físicos e astrónomos portugueses, do Brasil e do Reino Unido, está a ser organizado pela Comissão Africana da SGL. Em São Tomé e Príncipe serão proferidas também duas conferências.
Excepcionalmente, e devido à efeméride, realiza-se este ano em São Tomé, de 8 a 10 de Setembro, a conferência internacional sobre física de astropartículas que desde 1996 o LIP e o Centra organizam de dois em dois anos na Universidade do Algarve.
"Novos Mundos na Física das Astropartículas" é o tema deste sexto encontro, que juntará na capital são-tomense físicos experimentais e teóricos em busca de uma visão simultânea do infinitamente grande e do infinitamente pequeno.
"A decisão de realizar a conferência naquele país lusófono foi uma resposta ao desafio que nos foi colocado por João Carlos Silva e vamos ainda realizar na mesma altura uma pequena escola para os alunos dos últimos anos do ensino secundário", disse à Lusa Mário Pimenta, do LIP.
João Carlos Silva, conhecido pelo seu programa de televisão Na Roça com os Tachos, tem estado ligado à realização de eventos culturais em São Tomé e Príncipe.
A escola "O que sabemos do Universo" fará uma introdução elementar à Relatividade Restrita e Geral e à Mecânica Quântica, incluirá temas actuais da Cosmologia, Astrofísica e Física de Partículas, e sessões com temas de ambiente e energia.
O Observatório Astronómico de Lisboa fará uma palestra com debate a 29 de Maio e uma exposição de documentos relacionados a expedição de Eddington, nomeadamente "chapas fotográficas com magníficas protuberâncias solares", disse o seu subdirector, Paulo Crawford. | LUSA
in : diário notícias 14-02-2009
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Descoberto o sistema sola...
. Asteróide pode colidir co...
. Cientistas holandeses cri...
. Satélite Planck envia pri...
. Caminho da espécie humana...
. Finalmente, é Primavera n...
. Carregar o telemóvel com ...
. Pelos caminhos da energia...
. Ano 2065: um mundo sem ca...
. Maior acelerador de partí...
. Fonte de energia descober...
. Caneta digital converte e...
. 1816, o ano em que não ho...
. Espaço: Um grande olho no...
. Capacete virtual está a c...
. Um PC dentro do seu tecla...
. Novo computador de bordo ...
. Rádios piratas podem colo...
. Futuro da literatura pass...
. Telescópio detecta maior ...
. Asteróide passa perto da ...
. Um cérebro com 300 milhõe...
. Marte: novas evidências d...
. NASA em busca de vida ext...
. Água terá corrido à super...
. Portugal de olhos postos ...
. Cientista cria automóvel ...
. Milhares de cometas escur...
. Astronomia: «E agora eu s...
. Asteróide pode chocar com...
. Lua nasceu 62 milhões de ...
. NASA: há líquido num lago...
. Imagens da Galáxia NGC 15...
. Imagens retiradas pelo Hu...
. Hubble encontra «monstro ...
. Chuva de detritos espacia...
. NASA escolheu lua Europa ...
. Electricidade sem fios: p...
. Controlar o computador co...
. Uma pastilha para apagar ...
. Origem multicelular de al...
. astronomia